Blog do PAULO MELO

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Dilma anuncia Programa mais Médicos visando atrair estrangeiros

A presidente Dilma anuncia as medidas para aumentar o número de profissionais na rede pública de saúde. Estrangeiros serão chamados se não houver brasileiros interessados. Entidades de classe prometem recorrer à Justiça contra a decisão


Após a onda de protestos das últimas semanas, que tinha como um dos motes principais as reivindicações por melhorias no sistema de saúde pública, a presidente Dilma Rousseff anuncia nesta segunda-feira (8/7) um conjunto de medidas para a área, batizado Programa mais Médicos. O pacote integra um dos cinco pactos propostos por ela como resposta às manifestações populares. Elaboradas pelos ministérios da Saúde e da Educação, as ações estão em estudo há, pelo menos, seis meses e serão implementadas por medida provisória. Além de um edital de chamamento que tem como objetivo atrair médicos para atuar em áreas carentes, o pacote prevê abertura de mais vagas de graduação em medicina e na residência médica.

O pacote faz parte da intenção do governo de aumentar o número de médicos no país. A taxa de profissionais em relação à população é uma das mais baixas do continente: 1,8 para cada grupo de mil habitantes, menos que na Argentina (3,2 por mil) e na Venezuela (1,9 por mil). A prioridade é atrair brasileiros. Caso sobrem vagas, serão convocados profissionais do Brasil formados no exterior e estrangeiros. Quem vier de outros países deve ter registro de trabalho válido no local onde atua. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS